domingo, 7 de junho de 2009

Poesia em homenagem aos estudantes de oriegem popular!

Poesia de um estudantes da UFMG para homenagear os demais de origem popular que ofrem todos o dias para poder está na Universidade, se deslocar pra lá, ter alimentação, consegui um espacinho no temkpo pra estudar....


Autor: Júlio César de Oliveira
http://sencebrasil.blogspot.com/2009/06/se-eu-tivesse-uma-casa-no-campus.html


Se eu tivesse uma casa no Campus,Eu, que nunca fui um aluno exemplar,Talvez fosse um estudante mais brilhante, ou, pelo menos mais feliz.Estudaria menos e aprenderia mais,Pois ergueria minha casa lá onde mora o conhecimento,E então todo lugar onde estivesse seria um lugar de aprender,Como quem brinca, como quem curte, como quem vive.


Se eu tivesse uma casa no Campus,Aprenderia com a convivência, a igualdade e a diferença,Numa sempre dinâmica e verdadeira universidade.Aprenderia, talvez, a fazer todas as coisas que ainda só sei saber.E saberia que saber é viver e viver é mais que conhecer,Pois a sabedoria freqüenta a ciência, mas vive solta pela vida.

Se eu tivesse uma casa no Campus,Daria uma festa de arromba na inauguração.Convidaria para a farra a razão e a poesia,A arte e a filosofia, a loucura e a lucidez.Comeria com Platão no bandejãoE beberia na cantina com Rimbaud,Brindaria com Voltaire nos corredoresE dançaria com Isadora pelos pátios.Dormiria com Minerva, sonharia com a utopia e acordaria com você,...Se eu tivesse uma casa no Campus.

Se eu tivesse uma casa no Campus, ouviria os sonhos de Jung,Os segredos de Hermes e os mistérios de Clarice.Plantaria meus sonhos com NietzscheE colheria com Marx os frutos do meu trabalho.Iria ao cinema com Charlie Chaplin e voltaria com Glauber Rocha.Transformaria a sala de aula em sala de estarE a sala de estar em sala de ser.Penduraria uma lua crescente em meu quarto minguante,Te tomaria pela mão e saltaria do telhado para o alto do Everest,...Se eu tivesse uma casa no Campus.

Se eu tivesse uma casa no Campus,Pela torneira da banheira passaria um afluente do AmazonasE desaguaria no inconsciente Freudiano,Onde eu mergulharia para salvar Salvador Dali.Soltaria pipa no gramado da reitoria,Roubaria uma maçã no pomar de Isaaac Newton,Cercaria de horizontes o corcel da liberdadeE estudaria a veterinária dos medos e a geografia dos desejosPara chegar mais perto do selvagem coração da vida.

Se eu tivesse uma casa no Campus,Seria o senhor de meu castelo e servo de minha hóspede, a esperança.Apresentaria o Pequeno Príncipe a Maquiavel,Mataria aula de vez em quando para ir pro CEU com Santos DummondE aprenderia muito com isso, pois todas as aulas que mateiCom certeza foram pro C.E.U. (Centro Esportivo Universitário).

Se eu tivesse uma casa no Campus,Onde o quadrado da hipotenusa não caísse em círculo vicioso,Duas linhas paralelas se encontrariam no infinito,E talvez fosse mais isósceles o nosso triangulo amoroso,Eu, você e o sentido da vida,...Se eu tivesse uma casa no Campus.

E mesmo que nada disso que imagino viesse realmente a acontecer,Se eu tivesse uma casa no Campus, ainda assim, tudo seria mais legal,Pois eu pelo menos teria uma Casa, uma casa singela, uma casa bacana,...Uma Casa no Campus.

A todos os estudantes carentes da UFMG

1º Lugar – Coração de Estudante III

2 comentários: